domingo, 21 de agosto de 2011

Internet e cineclubismo: furando o bloqueio da distribuição




Download (01hs42min em ".mp3" - 94Mb)


Sábado, 20 de Agosto de 2011
Festival de Micro-Metragem Tr3sMinutos
Conversa 6: “Internet e cineclubismo: furando o bloqueio da distribuição”
Rodrigo Bouillet, MINC
Rosângela Rocha, Casa CURTA-SE
Danielle Noronha, jornalista
LOCAL: MINI-AUDITÓRIO I – IFS

Existe Cinema Sergipano? Reflexões necessárias




Download (01hs45min em ".mp3" - 96Mb)


Sábado, 20 de Agosto de 2011
Festival de Micro-Metragem Tr3sMinutos
Conversa 5: Existe Cinema Sergipano? Reflexões necessárias
André Aragão, realizador audiovisual
Graziele Ferreira, Coord. NPD Orlando Vieira (Aracaju/SE)
LOCAL: MINI-AUDITÓRIO I – IFS

sábado, 20 de agosto de 2011

Direitos autorais e as novas tecnologias da comunicação



Download (01hs42min em ".mp3" - 49Mb)

Sexta, 19 de Agosto de 2011
Festival de Micro-Metragem Tr3sMinutos
Conversa 4: Direitos autorais e as novas tecnologias da comunicação
Thiago Hora, ABD
Gabriel Vallois, ECAD
LOCAL: Auditório SESC-Centro

Tr3s.minutos abre espaço para debate sobre políticas públicas para o audiovisual

Aracaju, Quinta-feira (18 DE AGOSTO)
Fonte: tresminutos.org


Na tarde do segundo dia de Festival, no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc), aconteceu a mesa de debates: `A cidade e sua imagem – Politicas Públicas para o audiovisual´, onde foi discutido, dentre outras coisas, projetos de melhorias para o audiovisual em Sergipe.

Debate sobre políticas públicas (Fotos: Equipe tr3s.minutos)

Compondo a mesa estavam o secretário adjunto de Cultura, Marcelo Rangel; técnico de cinema do Sesc, Wolney Nascimento e o representante do Fórum Permanente do Audiovisual, Baruch Blumberg.

Durante os debates, vários temas vieram à tona, e não só os participantes da mesa, quanto os espectadores do evento puderam sanar suas dúvidas e dialogar sobre a realidade do audiovisual em Sergipe. Marcelo Rangel, após parabenizar a realização do evento, falou sobre as últimas realizações da secretaria no campo da cultura e sobre a vontade de apoiar projetos futuros. “Estamos sempre tentando apoiar novas iniciativas. Infelizmente nem sempre conseguimos, o que nos falta não é vontade, mas sim orçamento” comentou.

Wolney Nascimento, em sua fala, destacou o papel do Sesc como ativo na produção de eventos audiovisuais e como pontos de cultura. “O Sesc trabalha com atividades audiovisuais desde a década de 1980. O nosso forte é o licenciamento de filmes e damos sempre prioridade aos produtores locais e pagamos pelos direitos autorais” conta o técnico de cinema.

Público assiste o debate

Baruch Blumberg, falou sucintamente sobre o Fórum Permanente do Audiovisual, lembrando sua importância na discussão de novas políticas e na elaboração do planejamento municipal do audiovisual. Baruch chamou a atenção para a necessidade da participação popular nas discussões, dizendo que “precisa existir mais espaços para ouvir as propostas de todos os envolvidos no processo”.

Outros assuntos como forma de atender a diversidade de públicos e leis de incentivo à cultura também foram amplamente debatidos. Marcelo Rangel comemorou a Pec 150, que vincula à cultura 2% da receita federal, 1,5% das estaduais e 1% das municipais , acreditando que dessa forma será possível uma maior fomentação não só no setor de audiovisual mas da cultura como um todo no estado.

Após a mesa de debates, os vídeos finalistas foram mais uma vez apresentados e compartilhados com o público e houve espaços para votação do juri popular. Às 19h acontece a segunda mesa de debates do dia, com o tema: Produção audiovisual e financiamento colaborativo.