sábado, 1 de outubro de 2011

NPD participa de sessão especial na Câmara Municipal de Aracaju


O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira | Programa Olhar Brasil, buscando atuar de forma articulada, participou, nesta segunda, 26, de sessão especial na Câmara Municipal de Aracaju. Com autoria da vereadora Rosangela Santana, a sessão teve como objetivo apresentar um projeto de lei municipal que institui o dia 12 de dezembro como o dia do audiovisual e discutir a importância do NPD para a cidade de Aracaju. Também foi exibido o premiado curta Do Outro Lado do Rio e apresentado um relatório dos cinco anos do Núcleo.
A data escolhida para o dia do audiovisual é uma homenagem ao centenário de Cândido Aragonez, ilustrador, chargista e desenhista que nasceu em Laranjeiras-SE em 12 de dezembro de 1849 e morreu em Paris em 17 de dezembro de 1911. Criador do primeiro cartaz de propaganda de um filme, o “Les Victimes de l’ Alcoolisme”, inspirado na obra de Émile Zola, Aragonez estudou na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro, mudou-se para Porto Alegre em 1878 e depois, emigrou para a França, onde seguiu carreira em desenho pela qual até hoje é reconhecido internacionalmente.



Para a coordenadora geral do NPD, Graziele Ferreira, o contato com a Câmara Municipal de Aracaju é um passo importante para a política pública do audiovisual no estado. “Participar da sessão voltada ao audiovisual é politizar ainda mais essa intervenção pública que é o NPD. Apresentar aos parlamentares o trabalho desenvolvido pelo Núcleo nestes cinco anos e exibir o Do Outro Lado do Rio é tão extraordinário quanto tem sido a trajetória do filme”, comemora.



Thaís Mendes, atriz do curta, parabeniza a exibição na Câmara. “Fico feliz que os vereadores tenham tido contato com o curta. Eu não esperava que o filme fosse ter esse sucesso todo. Estou orgulhosa”, felicita.




A vereadora Rosangela Vieira reforça a importância da sessão. “Me sinto honrada em poder ser autora dessa sessão que é um reconhecimento à potencialidade do NPD na cidade de Aracaju. É fundamental que os parlamentares conheçam o Núcleo e se sensibilizem, como eu me sensibilizei, com esse projeto que é a criação do dia do audiovisual”, declara.



AUDIO NA INTEGRA DA SESSÃO ESPECIAL A FAVOR DO AUDIOVISUAL
NA CÂMARA MUNICIPAL, 26 DE SETEMBRO DE 2010

Download (01hs45min em ".mp3" - 45Mb)